segunda-feira, 1 de junho de 2009

BANDEIRAS DE LUTAS NA GREVE DOS PROFESSORES

EDUCADOR SEMPRE POLITIZADO

Na observação dos eventos promovidos por ocasião da greve dos professores (diga-se de passagem que não é só na dos professores) verifica-se a presença de alguns elementos mal informados, despolitizado ou que sofreram algum tipo de hipnotização, conduzindo bandeiras de partidos políticos. quem duvida basta observar as fotos que estão disponíveis nos sítios dos sindicatos (é um absurdo ter que usar este plural).

Esta atitude (o da condução de tais bandeiras) ocasiona um grande desserviço ao movimento que a priori é imensamente legítimo uma vez que traduz uma conotação de partidarização do movimento transparecendo que os professores estão em luta por pertencerem a um(uns) partido(s) político(s) e os governantes a outro(os), representando um grande empobrecimento das lutas em questão.

Por outro lado é bastante louvável que sejam conduzidas as bandeiras das entidades sindicais que apóiam a categoria. estas sim devem ser bastante visíveis, enormes, espalhadas. para que que a população perceba a luta como uma luta sindical, trabalhistas, da categoria, uma verdadeira luta de classe e da mesma forma a massa deverá sentir falta desta ou daquela entidade que deveria se solidarizar e não se mostra presente levando-lhes a indagação de quais seriam os motivos de tamanha ausência.

Mas, finalmente, qual será mesmo o motivo pelo qual não presenciamos bandeiras de determinadas entidades trabalhista, de aglutinação sindical, nos eventos dos professores? Será devido uma identificação muito próxima político-partidária da direção da agremiação sindical com os governantes? Ou será que efetivamente não concordam com a necessidade de um momento de valorização desta categoria que estratégica para o desenvolvimento de uma nação? Com eles a palavra...

Nenhum comentário: