quarta-feira, 27 de maio de 2009

Diretores de escolas públicas publicaram um Manifesto contra o governo

EDUCADOR SEMPRE UM GRANDE ALIADO


Diretores de escolas públicas do Rio Grande do Sul publicaram um Manifesto de diretores contra alterações no Plano de Carreira feito pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Diretores de escola da 3ª Região Escolar elaboraram e publicaram manifesto em que mostram-se preocupados com o Plano de Carreira do Magistério em discussão no governo do Estado. Discordam das propostas e da forma como está sendo feita a discussão.

Diz o manifesto: reunião realizada com as direções de escola onde apenas foi feita a exposição do Plano, sem discussão nenhuma, tampouco espaço para questionamentos e sugestões. Além disso, o questionário entregue na referida reunião, contém questões objetivas incluindo temas que não dizem respeito à carreira, que posteriormente poderão ser tabuladas, mascarando a real posição da categoria em relação às mudanças no novo plano. Veja, abaixo, o manifesto.

Nós, diretores da 3ª Região Escolar, analisamos o plano de carreira apresentado pela Secretaria de Educação do Estado e ficamos preocupados com as mudanças propostas no mesmo, porque estas não contemplam maior qualidade de ensino e sim, segundo as nossas experiências e concepções não contribuem para uma melhoria da qualidade de ensino uma vez que:

a) O critério de seleção do professor para atuar na sala de aula será concurso por área, quando na verdade, a sua formação é específica, por disciplina.

Como pensar que poderá haver qualidade se a intenção do governo é que o professor se qualifique com “cursinhos” de curta duração.

b) Altera a organização geral da escola, a vida funcional dos professores, desmotivando-os e, conseqüentemente, atingindo seu desempenho profissional

c) Desqualifica o Conselho Escolar, uma vez que limita sua participação em questões fundamentais da escola.

d) A proposta do Estado é de aplicar o mínimo exigido por lei, apenas 25% do seu orçamento na Educação em: materiais didáticos, formação, merenda escolar, manutenção, transporte escolar, salários, etc., sendo que pode aplicar até 35% .

Outra questão preocupante é a forma como estas propostas estão sendo colocadas, pois a Secretaria da Educação se pronuncia na imprensa afirmando que está fazendo amplo debate com a comunidade e não é assim que está acontecendo. Exemplo disso foi a reunião realizada com as direções de escola onde apenas foi feita a exposição do Plano, sem discussão nenhuma, tampouco espaço para questionamentos e sugestões. Além disso, o questionário entregue na referida reunião, contém questões objetivas incluindo temas que não dizem respeito à carreira, que posteriormente poderão ser tabuladas, mascarando a real posição da categoria em relação às mudanças no novo plano.

Entendemos que neste momento não podemos vacilar, sob pena de perdermos direitos e prejudicarmos ainda mais o processo de construção da Escola Pública de Qualidade, para isso, é preciso o apoio de toda a comunidade.

Diretores de Escolas Estaduais da 3ª Região Escolar


Fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: