segunda-feira, 28 de abril de 2008

SEMINÁRIO AGROECOLOGIA: ALTERNATIVA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CEARÁ.


SEMINÁRIO AGROECOLOGIA: ALTERNATIVA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CEARÁ.
Acontecerá nos dias 28/04, 05/05, 12/05, 19,05 e 26/05 o Seminário no auditório Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa. Cada dia corresponde ao um módulo da programação. A solenidade de abertura acontecerá de 14 - 18 horas do dia 28 de abril no rferido auditório e será feita pelo Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB) momento em que serão também discutidos os três temas previstos para o módulo I.

O Deputado Estadual Lula Morais no foldem/convite para o evento demonstra sua preocupação e justifica o evento ao declarar:


"A agricultura alternativa é um modelo pensado há mais de meio século. Não foi por diletantismo que os pensaores, à época, se preocupavam com a prevenção e a conservação do ambiente. A preocupação só veio a ser discutida pelas autoridades que congregam as Nações Unidas a partir de 1970. No Brasil, em 1992, em Fortaleza e no Rio de Janeiro, ocorreram duas conferências internacionais que trataram, preponderantemente, sobre variações climáticas, meio ambeinte e desenvolvimento sustentável.

A preocupação dos pensadores retrocitados era a otimização de um modelo que , ao longo dos tempos, tem provocado a degradação ambiental e a desertificação. Não há dúvida. As práticas vigentes de produção agropecuária são antrópicas. Daí a idéia de um sistema como alternativa.

A assebléia Legislativa do Ceará realizou, em 2007, dois seminários. Gestão das águas e Prevenção e Combate à desertificação, nos meses de junho e outubro. Asim, se constatou o "Estado que se tem" diferente do "Estado que se deseja". "Agroecologia" É nesse contexto que o seminário "Agroecologia: Alternativa ao Desenvolvimento sustentável no Ceará" se fundamenta. A programação anexa mostra um roteiro multitemático, embora não sequencial. Na verdade, enfoca-se as experiências realizadas e em andamento, consubstanciando otimizar-se um roteiro para se buscar um "Ceará que queremos"."


EM CONSTRUÇÃO.

Nenhum comentário: