sábado, 19 de abril de 2008

CEJOVEM - CENTRO DE EDUCAÇÃO DA JUVENTUDE!

Alunos cumprindo tarefa de gincana na semana cultural do Liceu Vila Velha - SECIAC/2003 - coleta seletiva de material reciclável como parte do PROJETO LIXO QUE NÃO É LIXO da escola.




O Governo do Estado do Ceará através da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola ( CDESC ) da Secretaria de Educação do Estado do Ceará ( SEDUC ) implementa o “PROJETO CEJOVEM – CENTRO DE EDUCAÇÃO DA JUVENTUDE” oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando como matrícula para cada aluno.




O projeto prevê a possibilidade ( no futuro ) de ser ofertado a modalidade concomitante onde poderão participar alunos que já tenham concluído o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio, na qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso, podendo ocorrer:




a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;
b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; ou
c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando o planejamento e o desenvolvimento de projetos pedagógicos unificados.


O projeto prevê a possibilidade ( no futuro ) de ser ofertado a modalidade subseqüente onde poderão participar alunos que já tenham concluído o ensino médio.

Nos CEJOVEM’S poderão ser ofertados:





  • Ensino médio integrado a educação profissional;


  • E-jovem;


  • Pré-vest;


  • Outras possibilidades.


Cursos de EMI ( Ensino Médio Integrado ) a serem ofertados:





  • Turismo,


  • Informática,


  • Saúde,


  • Segurança do Trabalho,


  • Comércio( a partir de 2009 )


O Ensino Médio Integrado ( EMI ) Constituirá uma Base Curricular Unitária constituída da Base Nacional Comum para o Ensino Médio contemplando no que se refere ao trabalho, a cultura e a ciência e tecnologia.



O EMI (Ensino Médio Integrado) admite os pressupostos básicos:





  • Sintonia com as características, necessidades e potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e tecnológico ( local e regional);


  • Articulação e integração dos conhecimentos (científicos, tecnológicos, culturais e humanísticos) com o mundo do trabalho;


  • Interação com as políticas públicas de desenvolvimento local, regional, estadual e nacional;


  • Interação com todos os agentes sociais atuantes e comprometidos com esta modalidade educacional.


Os CEJOVEM possuem os desafios metodológicos:





  • Articular teoria e prática;


  • Considerar o saber científico e o saber tácito;


  • Articular parte e totalidade;


  • Romper a dualidade: propedêutico x profissional;


  • Romper a disciplinaridade: geral x específico.



O plano de implantação e expansão dos CEJOVEM’S explicita que serão implantadas 50 unidades destes estabelecimentos de ensino no período 2008 a 2010 sendo que 25 centros atendendo 4.500 jovens de 15 a 24 anos agora em 2008 ( 19 no interior já funcionando e 6 em Fortaleza ), mais 10 centros serão implantados em 2009 atendendo mais 6.075 jovens de 15 a 24 ano e estão previstos mais 15 instituições educacionais para 2010 atendendo mais 8.100 jovens de 15 a 24 anos.




A distribuição dos CEJOVEM’S atualmente está da seguinte maneira:





  • Fortaleza: Possui que 450.756 jovens de 15 a 24 anos está contemplado com 6 estabelecimentos sendo um em cada região. Liceu das Goiabeiras na 1ª região(novo), Liceu do Jangurussu na 6ª região(novo), Liceu do Bom Jardim na 5ª região(novo), Colégio Joaquim Nogueira na 3ª região, E. E. F. M. Paulo VI na 4ª região, e Colégio Joaquim Albano na 2ª região.


  • Sobral que possui 31.583 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Crato que possui 21.060 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Itapipoca que possui 19.495 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Iguatu que possui 17.448 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Crateús que possui 13.820 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Quixadá que possui 13.324 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Pacatuba que possui 10.469 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Barbalha que possui 10.166 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Tauá que possui 9.791 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Pacajus que possui 9.161 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • São Benedito que possui 8.156 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Santa Quitéria que possui 8.108 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Brejo Santo que possui 8.057 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Jaguaribe que possui 6.723 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Bela Cruz que possui 5.790 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Tabuleiro do Norte que possui 5.144 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Redenção que possui 5.054 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Senador Pompeu que possui 4.889 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


  • Cedro que possui 4.597 jovens de 15 a 24 anos terá um centro.


Cada instituição de ensino deste projeto (25 inicialmente) terá quatro turmas de 45 alunos tendo-se um total de 180 alunos selecionados entre os alunos já matriculados na 1ª série da rede estadual dentro da faixa de atendimento, por escola na modalidade de funcionamento neste início de projeto que consiste do Ensino médio Integrado a Educação Profissional. Esta está sendo a configuração das escolas novas. No entanto um problema se apresenta nas escolas em que já funcionava com o ensino regular, médio ou fundamental e médio, pois os alunos que não fizerem a opção de participar do projeto ou que fizeram a opção e não forem selecionados terão que deixar a escola sendo transferidos para outras escolas “vizinhas” assim como os professores que não forem lotados nas disciplinas do ensino regular uma vez que para as disciplinas profissionalizantes serão lotados professores selecionados pelo CEFET ou CENTEC e contratados pelo regime da Lei da Consolidação Trabalhista (CLT).



O Projeto previu uma seleção dos diretores para as escolas novas cuja inscrição tinha como condição inicial o candidato haver participado do último processo de seleção de diretores da rede estadual. Os dez candidatos inscritos que obtiveram as melhores notas na última seleção de diretores serão entrevistados pelos CREDE/SEFOR selecionando-se três por CREDE/SEFOR que passarão por processo seletivo constando de um curso e prova comportamental e entrevista efetuada pela SEDUC etapa esta que terá a participação, enquanto candidatos, os diretores das escolas onde já vinha funcionando o ensino regular fundamental, médio ou ensino fundamental e médio.

Está previsto no PROJETO CEJOVEM a instalação de laboratórios na área de Física, Química, Biologia e Matemática, laboratório de informática, laboratórios tecnológicos, acesso para pessoas deficientes físicas, refeitórios, recursos audiovisuais, computadores ligados à rede mundial de computadores, acervo bibliográfico, materiais pedagógicos (mapas, dicionários específicos, etc) e outros.



As sedes dos CEJOVEM’s serão padronizados no que se refere a logomarca, fachada, cores/pintura, fardamento (os quais serão fornecidos aos alunos), material didático e alimentação.



Percebe-se que enquanto o projeto tem uma preocupação com o acervo bibliográfico tal preocupação não se detecta a mesma preocupação com os recursos humanos aqui no caso não faz menção à biblioteconomista, ou seja, apesar da diversidade de material bibliográfico, estes não serão catalogados por uma profissional, serão feitas gambearras nos recursos humanos. o projeto como foi explicitado também não faz referência à nutricionista nem de cozinheira e nem da merendeira. Não está claro também a questão dos PCA's, função prevista apenas para as escolas com mais de mil alunos de ensino médio.



Tem-se mais um projeto de escola modelo como o dos CERES, CAIC's, LICEU's com o mesmo destino quando tivermos a mudança governamental sairão do grupo das escolas especiais (pois um novo projeto de escola modelo surgirá) passando a serem tratadas pela mesmice das outras "comuns".



Não seria justo que se favorecesse aos professores destas agremiações escolares com gratificações de produtividades a exemplo do que acontece com os funcionários da SEFAZ já que estes professores deverão apresentar resultados diferenciados.



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