quinta-feira, 1 de maio de 2008

DE OLHO NOS CANDIDATOS!

As massas populares são verdadeiras protagonistas da luta emancipadora. Temos plena convicção de que o governo Lula, Cid e especificamente o da Luziane tem um monte de aspectos nos quais não podemos dizer amém. Onde temos que exercer nossa cidadania no sentido de fazer avançar na direção da busca do socialismo, da sociedade igualitária.
Que temos um monte de dificuldades políticas de fazer acontecer a reforma agrária, bandeira histórica. Que Cid Gomes imprime uma política separatista, elitista (um engodo) na segurança pública, temos várias polícias, umas com mais "privilégios" que outras.
Estamos cientes que a mesma política está sendo implantada na educação pública do Estado do Ceará, por conta do que também está sendo aplicado a nível federal, sendo aqui no Ceará de um modo mais perverso.

Temos plena ciência de que fomos ludibriados no PCC para os profissionais do magistério da Prefeitura de Fortaleza no que se refere, por exemplo, ao salário base onde o correto, legal e ético seria elevá-lo para pelo menos o correspondente ao salário mínimo sem o prejuízo das demais vantagens o que aconteceu foi a "incorporação" do nível universitário para se livrar da ilegalidade do salário base (vencimento) inferior ao salário mínimo. Onde estavam nossas forças políticas(sindicatos e parlamentares) nesta ocasião?
Sentimos falta de políticos efetivamente comprometidos com as causas populares no que se refere ao segmento da educação pública a qual deve ser a primeira e a mais importante das causas. Políticos que sintam na pele o que é ser professor temporário sem ter recebido um centavo de pagamento até esta data "1º DE MAIO", como é o caso dos professores temporários da rede estadual de ensino.

Estão se avizinhando as convenções dos partidos e conclamamos à população e especificamente aos movimentos sociais organizados (federações de bairros, sindicatos, associações de moradores, entidades estudantis, principalmente estas) a apoiarem os candidatos que tenham em sua história de vida a defesa da educação pública e da qualidade de vida dos profissionais (trabalhadores e trabalhadoras) em educação tendo em vista que até 2010 temos muitas lutas a serem travadas com a consubstanciação do FUNDEB e do Piso Salarial Nacional Profissional do Magistério e que tudo que for aprovado só teremos a oportunidade, concretamente, de reformular após o término da vigência do FUNDEB que é de 14 anos.
Em "A miséria da Filosofia", Marx assertou: "Não digas que o movimento social excluiu o político. Não há jamais movimento político que, ao mesmo tempo, não seja social".
Somente com mobilização popular poderemos impulsionar o Governo Lula no sentido das mudnças. Os movimentos populares serão imprescindíveis nessa luta política contra o continuísmo. Eles podem representar as forças motrizes da mudança, ajudando na construção de uma nova correlação de forças.

Temos o desafio de unir forças políticas, sociais e intelectuais de caráter democrático, patriótico e progressista para assegurar a maioria social, política e parlamentar às forças mudancistas.


Inevitávelmente o debate sobre a nossa orientação política para os movimentos populares se defrontará com a necessidade de elaborações temáticas específicas (exemplos, educação, cultura, saúde, habitação e saneamento). Também será necessário formular mais na área de políticas públicas.


Não podemos jamais separar a militância das atividades e mobilizações dos trabalhadores e do povo da sua atividade política concreta e menos ainda da parlamentar.

É extremamente vergonhoso vermos "lideranças" dos movimentos estudantis, secundaristas e universitários envolvidos com candiaturas as quais não tem identificação com as suas bandeiras bem como pelo menos não são prioritárias neste momento como é o caso de bandeiras da educação privada e burguesas. Sabermos que estão argumentando junto a alunos de escolas públicas da periferia a abraçar tais candidaturas. Vindo de militância ditas de esquerda isto se torna mais perverso ainda.

FIQUEMOS ATENTOS A ESTAS FALSAS LIDERANÇAS QUE USAM SUAS PSEUDAS INFLUÊNCIAS PARA ENGANAR AS MASSAS MENOS ESCLARECIDAS.

Nenhum comentário: