O MEC disponibilizou no portal específico do enem 2008 (link neste blog) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado para consulta na internet.
Apesar do Enem ser um exame voluntário contou com a participação de cerca de 2,9 milhões alunos de 24.253 escolas (Quantidade de escolas onde pelo menos 1 aluno participou do Enem, que possuem cadastro no Censo 2008 e oferecem Ensino Médio) de um total de 26.665 escolas que ministram o Ensino Médio conforme o Censo da Educação Básica de 2008, não incluindo nesse total as escolas do Ensino Médio de Educação Especial nem exclusivamente profissionalizante. Estes dados revelam a participação de 91% das escolas de ensino médio cadastrada pelo censo escolar Censo Escolar da Educação Básica deste mesmo ano.
O Inep conceituou 20.174 escolas que correspondem às que apresentaram frequência de alunos no exame superior a 9 concluintes.
Mesmo com esta volumosa presença das escolas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep/MEC alerta para a grande dispersão de participação de uma escola para outra e esclarece que a tendência é a de que escolas com baixo percentual de participantes, em relação ao total de concluintes matriculados, apresentem resultados mais instáveis.
O Inep contempla resultados para o Ensino Regular, para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para as duas etapas em conjunto, divulgando quatro notas: as médias das provas objetivas, as médias das duas provas (objetiva e redação); as médias das provas objetivas corrigidas estatisticamente e as médias das duas provas também corrigidas.
O Brasil possui na rede estadual de ensino 18.608 escola que ministram o ensino médio sendo que pelo menos um aluno fez o Enem de 17.099 escolas das quais foram conceituadas pelo Inep apenas 15.044 escolas que correspondem aos estabelecimentos de ensino dos quais compareceram ao menos 10 examinados.
A média nacional da prova objetiva do Enem/2008 foi de 41,69 pontos(Em 2007 51,52 pontos), em uma escala que vai de zero a cem. Já na redação a média foi 59,35 pontos(Em 2007 55,99 pontos). Apesar do Inep ressaltar que os resultados do Enem não podem ser comparados ano a no em função da metodologia da prova, que pode ter níveis diferentes de dificuldade em cada edição é importante que se faça este olhar vendo inclusive esta especificidade da prova de um ano para o outro.
Outro dado importante é que dos cerca de 2,9 milhões de participantes do Enem/2008, 56% concluíram o ensino médio em anos anteriores, são os chamados egressos e que entre os alunos concluintes – 1,1 milhão – a maioria, 77%, são de escola pública. O desempenho desses estudantes na prova objetiva foi de 37,27 pontos, contra 56,12 pontos dos alunos que estão concluindo o ensino médio na rede privada.
A nota dos candidatos egressos, tanto na parte objetiva como na redação, são superiores a dos alunos que estão concluindo o ensino médio em 2008. Há ainda um terceiro grupo que participa da prova, os treineiros. São estudantes que só concluirão o ensino médio nos anos seguintes, mas participam do Enem como forma de auto-avaliação. Esses possuem as maiores notas: 45,43 na prova objetiva e 60,08 na redação.
A nota obtida pelo estudante é utilizada pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) como critério de seleção para concessão de bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. O benefício é concedido a quem cursou todo o ensino médio em escola pública. Com essa associação ao ProUni, o Enem registra desde 2001 um alto crescimento na participação. Em 2008, 4 milhões de alunos se inscreveram – 25 vezes mais do que o total de inscrições da primeira edição em 1998.
O resultado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostrou que a qualidade da escola pública precisa melhorar, pois das 100 escolas que obtiveram melhor resultado, apenas seis são públicas, porém ou são escolas de ensino técnico ou tem a colaboração dos militares.
Das 26 mil escolas avaliadas pelo Enem, 74% obtiveram nota abaixo da média no País. Já na rede municipal esse índice chega a 89%.
Segundo levantamento feito pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), sobre investimentos feitos na educação, o Brasil ficou em 14 posições abaixo do Chile que está em 40° lugar. “Para empatar com o Chile, O Brasil teria que dobrar o seu investimento na área, ou seja, gastar o equivalente a mais de 5,6% do seu PIB (Produto Interno Bruto )”.
A escola em tempo integral é a melhor saída para melhorar a qualidade. do ensino. O sistema foi idéia do pedetista Leonel Brizola e tem como base permitir que o aluno passe a maior parte do tempo na instituição de ensino.
FONTE:PORTAL INEP/MEC
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