domingo, 24 de maio de 2009

Sujos da História do Brasil que se perpetuam.

EDUCADOR SEMPRE LENDO

Lendo um dos exemplares da décima segunda reimpressão"1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram História de Portugal e do Brasil" de Laurentino Gomes, um jornalista paranaense nascido em 1956, publicado em 2007 pela editora planeta, uma obra com mais de 400 mil livros vendidos no Brasil e em Portugal, encontrei a seguinte pérola:
"... Para fugir à censura, o Correio Braziliense, primeiro jornal brasileiro, era publicado em Londres. Seu fundador, o jornalista Hipólito José da Costa, Nasceu no Rio Grande do Sul e deixou o Brasil quando tinha dezesseis anos. Formou-se em Coimbra e morou dois anos nos Estados Unidos. Voltou para Lisboa e foi preso em 1803 por integrar a maçonaria. Processado pela inquisição, fugiu para a Inglaterra em 1805, onde criou o Correio(Negrito meu) três anos mais tarde. "Hipólito era um English wig"(Negrito meu), escreveu o hitoriador americano Roderick J. Barman, referindo-se aos liberais que no Parlamento britânico defendiam os direitos individuais e a limitação dos poderes dp rei. "Acreditava numa constituição equilibrada de imprensa e religião, no respeito pelos direitos individuais."

O mesmo Hipólito que defendia a liberdade de expressão e idéias liberais acabaria, porém, inaugurando o sistema de relações promíscuas entre imprensa e governo no Brasil. Por um acordo secreto, D. João começou a subsidiar Hipólito na Inglaterra e a garantir a compra de um determinado número de exemplares do Correio Braziliense(Negrito meu), com o objetivo de prevenir qualquer radicalização nas opiniões expressas no jornal. Segundo o Historiador Barman, por esse acordo, negociado pelo embaixador português em Londres, D. Domingos de Sousa Coutinho, a partir de 1812 Hipólito passou a receber uma pensão anual em troca de críticas mais amenas ao governo de D. João, que era um leitor assíduo dos artigos e editoriais da publicação. "O público nunca tomou conhecimento desse acordo(Negrito meu)", afirma o historiador. De qualquer modo, Hipólito mostrava-se simpático à Coroa portuguesa antes mesmo de negociar o subsídio. "Ele sempre tratou D. João com um profundo respeito, nunca questionando sua beneficência", registrou Barman. O Correio Braziliense (Negrito meu), que não apoiou a Independência brasileira, deixou de circular em dezembro de 1822. Hipólito foi nomeado pelo imperador Pedro I agente diplomático do Brasil em Londres, cargo que envolvia o pagamento de uma nova pensão pelos cofres públicos.
"

Esta rica narrativa de Laurentino faz entender que se passa quando se ler nos escritos de tinta preta as narrativas de um vermelho esquerdista.

Este filme é no mínimo vulgar.

Nenhum comentário: