segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Piso dos professores

MAGISTÉRIO
Em artigo publicado no jornal O Povo, Chico Lopes defende piso salarial dos professores


Em sua edição de 4/11, o jornal O Povo destaca artigo de autoria do deputado Chico Lopes (PcdoB), sobre o piso salarial nacional dos professores. Lopes defende o cumprimento da lei que estabelece o piso e propõe o diálogoentre governadores, professores e Governo Federal, como caminho para uma solução quanto ao tema. Confira a íntegra do artigo:



Piso dos professores

Chico Lopes

Nos últimos dias, temos assistido a um intenso debate em torno de uma das mais importantes conquistas dos professores brasileiros: o piso salarial nacional da categoria. Uma discussão, de certa forma, surpreendente, tendo em vista que o estabelecimento de um vencimento mínimo do magistério em todo o País é um direito reivindicado há décadas por nós, profissionais da educação, e recentemente reconhecido em forma de lei.

Porém, quando se imaginava que o piso era “prego batido, ponta virada”, governadores de cinco estados - entre eles o Ceará - questionam na Justiça aspectos da nova lei. Uma atitude fora de tempo, a nosso ver, dadas as inúmeras oportunidades de debate da matéria no Congresso Nacional, onde todos os partidos disseram “sim” a essa conquista para a educação.

Compreendemos o direito de se recorrer à Justiça, mas fazemos um apelo para que os gestores venham a repensar seu ponto de vista nesse caso. Especialmente quanto ao questionamento acerca da previsão de um terço da carga horária dos professores para atividades fora de sala de aula, benefício essencial, garantido por emenda de nossa autoria.

Em diálogo com a categoria e com a sociedade como um todo, podemos juntos buscar soluções para as dificuldades colocadas. Principalmente sabendo da disposição do Governo Federal em disponibilizar recursos para garantir que a lei do piso seja cumprida. Colocamos nosso mandato à disposição para ajudar nessa interlocução, ao mesmo tempo em que reafirmamos nossa defesa do piso, como uma justa conquista dos professores. Mais que uma antiga promessa e um caminho para resgatar a valorização da carreira docente: um compromisso que não pode mais ser adiado.

Fonte: Jornal O Povo
Link: http://www.opovo.com.br/opovo/opiniao/841259.html

Nenhum comentário: