domingo, 28 de dezembro de 2008

PISO DO MAGISTÉRIO

Após audiência no STF, Chico Lopes vê otimismo para luta dos professores.
O Supremo Tribunal Federal (STF) não concederá liminar a respeito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida por governadores de cinco Estados que questionam aspectos da lei do piso nacional dos professores. A informação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que participou no início da noite desta terça-feira, 2/12, de audiência com o ministro Marco Aurélio Melo, do STF.

“O ministro Marco Aurélio informou a mim e a outros parlamentares presentes à reunião, como o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que o Tribunal não se manifestará sobre o caso através de liminar. Somente emitirá uma decisão final, julgando o mérito da questão”, afirma Lopes. “Como essa decisão só deverá sair em 2009, fica mantida a obrigação de todos os estados cumprirem o piso, a partir do próximo dia 1º. de janeiro do ano que vem”, acrescenta o deputado federal cearense.

Ressaltando a boa colhida por parte do ministro Marco Aurélio Mello aos parlamentares que o procuraram para debater o piso nacional do magistério e a Adin movida com relação ao tema, Chico Lopes interpreta as informações recebidas do ministro como uma vitória para os professores.

“Ficamos sabendo, desde já, que essa lei tão importante, do piso salarial dos professores brasileiros, não deixará de ser cumprida, por força de liminar”, enfatiza Lopes. “Isso significa que o piso vai, sim, sair da lei e ser respeitado na prática, por todos os gestores públicos. Pelo menos até que o STF julgue a Adin em definitivo, decidindo sobre o mérito da questão. E, por toda a luta até aqui, acreditamos que essa decisão final também será favorável aos professores”.

Novas audiências

Já nesta quarta-feira, 3/12, Chico Lopes teve nova atividade na defesa do piso nacional da categoria. O deputado federal cearense participou de audiência com outro ministro do STF, Cézar Peluzzo.
Fonte: Ass. Imprensa - Dep. Fed. Chico Lopes - PCdoB-CE

Nenhum comentário: