sexta-feira, 6 de junho de 2008

EDUCAÇÃO:O retorno de Filosofia e Sociologia

“Retorno de Filosofia e Sociologia é momento histórico para a educação brasileira”, afirma Lopes Um grande passo para o progresso na educação brasileira e a derradeira
superação de uma das piores conseqüências da ditadura militar sobre os estudantes do País. Assim o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) saudou, esta segunda-feira, o retorno das disciplinas de Sociologia e Filosofia ao Ensino Médio no Brasil, de acordo com projeto aprovado pelo Congresso Nacional e lei sancionada pelo vice-presidente José Alencar. “Trata-se de um importante direito reestabelecido aos alunos das escolas de Ensino Médio, públicas e privadas, de todo o Brasil”, destacou Lopes.

Para o parlamentar cearense, a sanção da nova lei constitui um momento histórico para o sistema educacional brasileiro. “Gostaria de parabenizar o presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, pelo apoio, compromisso e pelo resgate histórico com a população brasileira - especialmente com toda a comunidade escolar”, comentou Lopes, lembrando que em seu último mandato como deputado estadual no Ceará teve aprovado projeto de indicação de sua autoria, com o mesmo teor.

“Muita alegria me causou ter visto que meu estado aprovou esse projeto. E hoje, como parlamentar e cidadão, estou mais realizado ainda, por ver que todos os alunos brasileiros do Ensino Médio terão direito a cursar tais disciplinas”, enfatizou Lopes. “Devemos destacar que, ao longo de mais de 40 anos, o retorno dessas disciplinas ao currículo do Ensino Médio foi uma luta incansável de inúmeros profissionais que resistiram bravamente e nunca cessaram nessa batalha. Há mais de 40 anos assistimos à supressão dessas disciplinas no Ensino Médio, substituídas, por parte da Ditadura Militar, pela alienante disciplina de OSPB (Organização Social e Política do Brasil). Hoje, felizmente uma lembrança de tempos que não deixaram saudades”.

Lopes acredita que o retorno das disciplinas de Filosofia e Sociologia ao Ensino Médio trará ganhos significativos aos estudantes, além de democratizar o acesso à cultura e ao pensamento de qualidade. “São disciplinas que fornecem os métodos, as técnicas e as teorias básicas que vão embasar a reflexão do aluno sobre a própria vida e sobre as suas opções. São, enfim instrumentos de questionamento e reflexão”, sublinha Lopes, que também é professor. “Garantir isso aos nossos alunos é, no mínimo, apostar na educação como instrumento de liberdade, democracia e respeito à nossa luta cotidiana. Por um Brasil melhor, a partir da educação de qualidade e da conscientização popular”.
Fonte: Ass. Imprensa Dep. Fed. Chico Lopes - PCdoB-CE

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