sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PERIGO DE RETROATIVIDADE IR PARA O BELELÉU - A LADAINHA DA PROGRESSÃO HORIZONTAL

EDUCADOR SEMPRE ALERTANDO


Foi publicado no sítio da APEOC(http://www.apeoc.org.br) às 20:38 da segunda-feira 29 de dezembro de 2008 na seção últimas notícias um artigo sob o título “Urgente! Audiência Sindicato APEOC e Secretária da Educação” que relata (com direito a foto) os frutos de uma audiência concedida pela Secretária da Educação, Izolda Cela, no mesmo dia às 15 horas ao Sindicato APEOC, através de sua presidenta, Professora Penha Alencar, e dos Diretores Anizio Melo, Juscelino Linhares, Reginaldo Pinheiro e Sergio Bezerra, além de representantes de base. A íntegra deste artigo pode ser visto diretamente através do endereço eletrônico http://www.apeoc.org.br/ultimas-noticias/34-ultimas-noticias/501-urgente-audiencia-sindicato-apeoc-e-secretaria-da-educacao ou indo no sítio da APEOC clicando em últimas notícias que irá abrir uma página a qual na parte inferior apresenta um rol de links numerados de 1 a 10 seguida do link próximo que deve ser clicado abrindo então em outra página que na página inferior apresenta outro rol de links, desta feita numerados de 1 a 10 mas que ao clicar o 10 surgirão o 11, 12, 13, ... É o llink 14 que deve ser clicado para encontrar o artigo em apreço.(Fácil, não? rs rs rs ..).

Segundo o artigo entre outras “boas novas”, a Secretária anunciara a PROGRESSÃO HORIZONTAL sem a avaliação e sem limite de percentual para 100% dos professores do quadro estável afirmando ainda que o efeito desta progressão seria retroativo à setembro de 2008 explicitando que os professores receberão a diferença referente a setembro, outubro, novembro, dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

Este artigo saiu como um alento (a famosa água na fervura) para nós professores, motivo pelo qual fizemos, de pronto, uma postagem em nosso blog, haja vista que a categoria havia saído recentemente de uma paralisação iniciada de modo conturbado, como foi conturbado o seu encerramento, acentuando o descrédito nas lideranças sindicais e políticas da categoria. Após o artigo a pauta das salas dos professores deixou de ser a paralisação passando a bola para o cala-boca de 5% já previsto no estatuto do magistério mas que sempre vem sendo usado como ponto de barganha pelos governos e lideranças sindicais. A ansiedade tem imperado no sentido de se ficar olhando nos sítios e nos extratos bancários o lançamento dos numerários relativos à progressão.

Está num artigo do sítio da APEOC com data de 19/02/09 o relato da audiência de que o governador Cid Gomes teria concedido na última quarta-feira, (18 de fevereiro de 2009) à APEOC, representada na ocasião pela presidenta do Sindicato, professora Penha Alencar. Ocasião em que o governador, segundo relato do artigo, reafirma a implantação PROGRESSÃO HORIZONTAL sem a avaliação e sem limite de percentual para 100% dos professores do quadro estável, com implantação na folha de março, paga na primeira semana de abril. Participaram também dessa audiência, com o governador do Estado, além dos representantes do Sindicato – APEOC, a secretária Izolda Cela, da Educação, o secretário adjunto, Maurício Holanda, o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Nelson Martins, e representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão do governo.
O que me deixou com uma pulga atrás da orelha é o fato de que, no referido artigo, ( artigo do sítio da APEOC com data de 19/02/09 o relato da audiência de que o governador Cid Gomes teria concedido na última quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009, à APEOC ) não fazer alusão à nenhuma retroatividade da mencionada vantagem prevista no PCC dos professores, ainda em vigor, e que não é nenhuma benevolência e sim o pagamento do que nos é devido. Percebo também que o acordado na audiência concedida pela Secretária da Educação, Izolda Cela, no dia 19/12/2008 ao Sindicato APEOC não vingou uma vez que neste encontro ficou estabelecido pela secretária a retroatividade a setembro e o pagamento na folha de fevereiro pago no início de março, período este que também deve iniciar-se o ano letivo.

Outro aspecto que me chama a atenção é foco que é dado a este débito do governo como se o movimento dos professores tivesse este ponto como vetor principal. Tudo não passa de uma jogada para desviar a atenção da categoria que deve ficar atenta e não esquecer que a nossa luta é pela implementação do Piso Nacional dos Profissionais do Magistério em sua integralidade.
Veja a seguir cronograma de artigos sobre a PROGRESSÃO HORIZONTAL no sítio da APEOC.

29/12 - Urgente! Audiência Sindicato APEOC e Secretária da Educação
16/01 - Apeoc encaminha pauta de reivindicações à SEDUC
03/02 - AUDIÊNCIA SINDICATO APEOC E SEDUC – MAPA CURRICULAR E LOTAÇÃO
10/02 - Professores do estado ameaçam não iniciar ano letivo de 2009
10/02 - Progressão é pauta de reunião da mesa de negociação
10/02 - Importante audiência dos diretores do Sindicato APEOC na SEDUC
12/02 - Sindicato APEOC cobra pagamento imediato da progressão
14/02 - Comissão de negociação tem reunião com sindicalista 2ª feira (16/02)
19/02 - Cid implanta progressão dos professores e antecipa data-base de reajuste

Nenhum comentário: