quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SEMINÁRIO DA AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL

Por conta da realização do seminário Amazônia sustentável, marcado para os dias 28 e 29 de novembro em Belém (PA), a página do PCdoB inaugura um espaço que ficará no ar até o término do encontro e que concentrará as principais informações sobre o evento. Através deste novo espaço que ficará disponível no "http://www.pcdob.org.br/" os interessados poderão fazer sua inscrição, conhecer a programação e ter acesso às principais informações sobre o evento.
Seminário já tem sua página no sítio do PCdoB. Realizado pela parceria entre a Fundação Maurício Grabois e o Partido Comunista do Brasil, o seminário tem como foco central preparar o partido para o próximo Fórum Social Mundial, que acontece entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2009, também na capital paraense. Além disso, será mais um instrumento de discussão e elaboração de propostas para viabilizar um projeto nacional de desenvolvimento levando em conta a necessidade da preservação ambiental, especialmente do bioma amazônico.
Entre os palestrantes já confirmados para o evento estão a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa; o presidente do PCdoB, Renato Rabelo; o deputado Eron Bezerra, secretário da Produção Rural do Amazonas e secretário do Comitê Central do PCdoB para a questão da Amazônia; o secretário de Juventude e Movimentos Sociais do PCdoB, Ricardo Abreu, o reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza; o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Adalberto Val; o ex-governador do Acre, Jorge Viana; o gerente regional do Patrimônio da União do Pará, Neuton Miranda; o integrante do Grupo de Trabalho da Amazônia, Rubens Gomes; o secretário do Meio Ambiente do Pará, Walmir Ortega; o diretor da subsecretaria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Alberto Carlos Lourenço Pereira; o presidente da Finep, Luis Fernandes e a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Focado na atualidade do debate ambiental, o seminário Amazônia sustentável pretende debater algumas questões que têm sido discutidas sem levar em conta aspectos fundamentais para uma política ambiental calcada na realidade brasileira. Um dos pontos diz respeito à refutação da tese santuarista da Amazônia, uma concepção que tem como pano de fundo os interesses dos países desenvolvidos, cujos objetivos fundamentais nada têm a ver com o meio ambiente, mas com assegurar reservas estratégicas de matérias-primas e recursos naturais para permitir o seu desenvolvimento presente e futuro. Assim, uma das idéias-chave que têm permeado a discussão entre os comunistas é a de que a garantia da soberania da Amazônia se relaciona com uma presença mais efetiva do Estado brasileiro na região e com o desenvolvimento dos estudos científicos sobre o bioma. Neste sentido, a solução para o desenvolvimento sustentável da Amazônia deve surgir do povo brasileiro, da inteligência do povo da região e dos cientistas conhecedores das particularidades da Amazônia.
Outro aspecto importante a permear o debate diz respeito às formas de combate à crise ambiental que têm sido defendidas mundo afora. De maneira geral, os países ricos têm procurado dividir, de forma injusta, as responsabilidades pela crise ambiental com os países em desenvolvimento. Defendem o estabelecimento de metas de emissão de gases de efeito estufa para estes países, impondo como conseqüência natural a limitação de seu desenvolvimento. Os comunistas que vêm debatendo este assunto – entre eles o secretário de Meio Ambiente do partido, Aldo Arantes – têm rejeitado tanto a tese do desenvolvimento a todo custo, com a destruição da floresta, como a alternativa do não desenvolvimento com a transformação da região em um santuário ecológico.

Nenhum comentário: