quinta-feira, 13 de março de 2008

MELHORIA DA EDUCAÇÃO!


COLETIVO DE NÚCLEO GESTOR, COORDENADORES DE ÁREA, MULTIMEIOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, CONSELHO ESCOLAR, GRÊMIO E COMUNIDADE NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEGAGÓGICO (PPP)


Para acontecer a perseguida melhoria da educação brasileira temos que concentrar nossas energias no sentido de formar uma frente popular ampla com a participação de várias entidades governamentais e não-governamentais tendo os gestores das escolas e demais membros da comunidade escolar como verdadeiros parceiros e não como antagonistas do processo. Não podemos perder de vista que os dos pontos principais desta busca consiste no fortalecimento da autonomia da escola principalmente no que se refere ao mapa curricular e seu calendário escolar, com ampla autonomia de desenvolver seus projetos, estabelecer parceiras para a viabilização dos mesmos.

Esta muito claro que todo processo ensino-aprendizagem requer um processo avaliativo e tenho certeza que ninguém da comunidade escolar se furta desta prerrogativa. O que não se concorda é que o sucesso nesta avaliação seja usada para premiar ou punir financeiramente ou com regalias, trazendo para o contexto escolar a "máxima" da concorrência e da produtividade mercantilista e neo-liberal.

Militemos no sentido de abulminar a inserção de pessoas não educadoras ( não profissionais da educação) na gestão dos Sistemas Educacionais e principalmente das escolas. Estas, devido as suas peculiaridades, devem ser geridas principalmente por Trabalhadores da educação que tenham tido pelo menos, três anos de docência na educação básica ( período igual ao do estágio probatório no exercício de cargo pública).

Está óbvio que deve ser trabalhado a auto-estima dos trabalhadores e trabalhadoras em educação como também deve-se ter um olhar muito criterioso no que se refere à motivação dos personagens envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

Não são migalhas ou paliativos que resolverão estas questões.

FFFFFFUUUUUUUIIIIIIIIIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.....................

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