Foi implantado no Campus do Cariri, na manhã desta sexta-feira (13), o Projeto CASa – Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa – que reúne professores e estudantes para promover e trocar experiências.
A iniciativa alinha-se com a proposta de renovação e de criação cooperativa de novas e antigas metodologias e tecnologias de ensino da Educação Superior. "O CASa é um marco significativo na nossa luta de melhorar as relações ensinar-aprender", afirmou o Reitor Jesualdo Farias na solenidade de abertura, realizada no auditório do campus da UFC do Cariri, em Juazeiro do Norte.
Os coordenadores do CASa, Francisco Cavalcante Junior e Bernadete Porto, fizeram apresentação do Projeto, destacando a heterogeneidade dos encontros dos novos professores e dos veteranos, dos anseios e experiências dos estudantes como uma das belezas do CASa.
Já estão organizados 14 grupos do Projeto e que funcionam nos campi de Fortaleza e de Quixadá, envolvendo 280 professores em estágio probatório, 90 bolsistas de graduação e 20 estudantes bolsistas de pós-graduação. O Programa é um espaço de formação continuada mais próxima e coerente com uma teoria e com um projeto de reconstrução da realidade de ensino superior no contexto brasileiro.
Para alcançar seus objetivos, os encontros do Projeto CASa acontecerão de modo presencial, a exemplo dos que ocorrerão às sextas-feiras na Casa de José de Alencar, em Fortaleza, e virtual, através da plataforma Sócrates e chats.
Projeto de todos
O Projeto CASa foi idealizado na Pró-Reitoria de Graduação dando continuidade às atividades do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e à constituição de amplo e diversificado processo de aperfeiçoamento docente na UFC.
O Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, lembrou que professores e alunos não chegam vazios à universidade, chegam com seus talentos, saberes e experiências. Observou também que "o projeto não é uma casa só para os novos, é para todos".
A busca pelo aperfeiçoamento das relações entre professores e estudantes não é somente nossa, é um anseio das instituições em todo o mundo, observou o Prof. Jesualdo Farias, referindo-se à recente visita que fez a Universidades em Portugal e na Espanha, algumas fundadas antes do Brasil existir, como a de Coimbra.
O Reitor falou sobre em que patamar está atualmente a UFC, relatou os avanços dos últimos dois anos e disse que a comunidade universitária tem muito o que comemorar. Destacou, e se disse emocionado, com o número de inscritos para o Vestibular 2010 no campus do Cariri (4.288), o que demonstra o quanto é acertada a política de expansão da UFC.
Lembrando que a missão da universidade não é somente graduar estudantes, Jesualdo citou como uma vitória o Prêmio Criança 2009, concedido pela Fundação Abrinq ao Iprede, que é um projeto de extensão da UFC. "Vamos comemorar, vamos nos orgulhar de nossa Universidade. Vamos olhar para o que está sendo feito, o que conseguimos. Olhar para o que está faltando não constrói", concluiu.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC-http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=9036&Itemid=1/15/11/2009
domingo, 15 de novembro de 2009
Projeto CASa é implantado no da UFCe Campus do Cariri
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário