sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PARTICIPAR DAS TOMADAS DE DECISÕES

EDUCADOR SEMPRE ESTUDANDO
Lendo o texto "A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO OJECTIVO SOCIAL PRIORITÁRIO" que se encontra na primeira parte do livro "A necessária renovação do ensino de ciências" de Cachapuz, A e et alii da editora cortez, publicado em 2005, percebi claramente "o caráter de objeivo social prioritário da educação científica na sociedade atual, tanto para a formação de futuros cientistas, como para a formação de futuros cidadãos susceptíveis de participar na tomada fundamentada de decisões em torno de problemas sócio-científicos e sócio-tecnológicos cada vez mais complexos" veio-me à mente algumas reflexões referentes ao o que realmente nos leva a tomar decisões.
E comecei a viajar...
. Que conhecimento levou aos Senadores a tomarem a decisão por ocasião da publicação dos atos secretos que, segundo o que foi publicado pela mídia, são condenados pela sociedade? Tinham ou não conhecimento da ilegalidade e imoralidade dos atos os quais estavam a cometer?
. E a comissão de ética do Senado da República brasileira tinha ou não conhecimento de que as denúncias deveriam ser apuradas?
. E o Supremo Tribunal Federal quando não rejeitou de pronto a ADIM, de frágil e falaciosa argumentação, contra o Piso Nacional dos Professores impetrada pelo governador Cid Gomes e seus aliados foi com base em conhecimento cientificamente consubstanciado?
. Quando um político, eleito que foi pelo povo para determinado cargo eletivo, licencia-se para assumir um outro comissionado, por indicação, com salario inferior a aquele assim decidiu sem saber a discepância salarial?
. Quando, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso optou pela privatização da Vale do Rio Doce, empresas de telefonia, de energia, água e esgoto e outras tantas o fez pensando no melhor para o Brasil e para o povo brasileiro?
E a viagem continua...
. Como estamos educando nossas crianças e adolescentes a no futuro tomarem decisões que seja de benefíco coletivo?
. Afinal de contas como é que estamos trabalhando e praticando a questão dos valores éticos levando em conta os spectos legais e acima de tudo morais?

Estamos diante de um grande tema indagador da praxis educacional da temática educação científica na sociedade atual. Este debate tem apaixonado vários autores como também têm sido tema de vários trabalhos científicos de nvestigação, publicações, congressos e encontros.
Para muitos é uma exigência urgente como fator preponderante no desenvolvimento das pessoas e dos povos viablizando o desenvolvimento futuro.

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