sábado, 9 de agosto de 2008

ESTÃO INAUGURADOS OS JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM 2008

O presidente chinês Hu Jintao declarou inaugurados, nesta sexta-feira, os 29.º Jogos Olímpicos de verão Pequim 2008, durante a cerimônia efetuada no estádio Ninho de Pássaro.

Li Ning, primeiro medalhista chinês, acendeu a pira

No ato de abertura, desfilaram as delegações dos 204 comitês olímpicos participantes, ante a presença de cerca de 91 mil pessoas, inclusive os 80 dirigentes e centenas de personalidades de alto nível mundial.

Uma vistosa cerimônia precedeu o desfile, que abordou as raízes ancestrais da China. Tudo começou sob o signo de um número considerado de bom augúrio para a cultura chinesa: o oito. Não foi à toa que tudo começou com imensa profusão de fogos artificiais e espetacular show de luzes, instantes antes das oito horas e oito minutos da noite do oitavo dia do oitavo mês de 2008.
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês), Liu Qi, fez um discurso na cerimônia de abertura dizendo que a Olimpíada é do povo e que o país realizou um ''lindo sonho''.
''Serão os Jogos verdes, da alta tecnologia, do povo. Nós conseguimos preencher este compromisso feito com a comunidade internacional. Graças a isso, o espírito olímpico chegou a uma nova dimensão na China'', afirmou.
''Os chineses fizeram este lindo sonho se tornar realidade'', disse o dirigente, que ressaltou as melhorias que os Jogos promoveram no país.
Qi também lembrou o apoio recebido do Comitê Olímpico Internacional (COI) após os terremotos na província de Sichuan, que mataram mais de 80 mil pessoas.
''Após o terremoto em Sichuan, a comunidade internacional e o COI estenderam suas mãos amigas para nos ajudar'', falou.
Depois de Qi, foi a vez do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, afirmar que ''os Jogos Olimpícos eram um sonho centenário da nação chinesa''. O presidente destacou também o compromisso que a população da China fez para realizar a Olímpiada de 2008.
''O governo e o povo chinês fizeram um grande esforço para adotarem de verdade os conceitos de 'Olimpíada Verde, Olimpíada High-Tech e Olimpíada das Pessoas' e todos foram plenamento cumpridos'', discursou.
Para encerrar, o presidente da China, Hu Jintao, declarou aberto o 29º Jogos Olímpicos de Verão no Estádio Nacional da China.

Tradição milenar
O evento procurou mesclar ao máximo a tradição de mais de 5.000 anos de história com a entrada da nação em uma nova era, seja ela representada por um efeito de luzes e fogos de artifícios ou com a união de 56 crianças, cada uma de uma etnia diferente presente na China, que levaram a bandeira do país em um sinal de união.
O maior mistério da cerimônia foi desvendado após quatro horas de festividade. O ex-ginasta Li Ning, dono de três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nos Jogos de Los Angeles-1984, foi o último a receber a tocha olímpica. Foi elevado por meio de cabos e depois alçado até o topo do estádio, onde foi desenrolado um papiro virtual e por onde ele correu uma volta inteira até alcançar um pavio, que acendeu a pira depois de 244 minutos de cerimônia.
O evento começou às 20h, quando 2.008 pessoas tocando fous, um objeto de percussão, deram início à comemoração, após um efeito de luzes com a contagem regressiva. No céu, fogos de artifício retrataram pegadas saindo da Praça da Paz Celestial em direção ao Estádio Nacional, o Ninho de Pássaro. Com a ''chegada'' das pegadas vieram fadas carregando o símbolo olímpico, antecedendo a entrada da bandeira chinesa, carregada por crianças das 56 etnias diferentes.
Em seguida, o país passou a apresentar suas invenções ao mundo: a pólvora, o papel, a escrita e a bússola, tendo a preocupação de misturar o antigo e o novo. No telão do estádio, a organização explicava a parte artística do evento em três línguas (inglês, francês e mandarim).
A interação com o público, aliás, ganhou atenção especial da direção, que distribuiu um kit para que cada um dos 91 mil, se quisesse, ajudasse na plasticidade da cerimônia, fosse com um lenço, uma lanterna ou um tambor.
No centro do estádio, artistas se revezavam em coreografias bem ensaiadas, usando bastante efeito de luz e alegorias caras. A cerimônia ainda rendeu suas homenagens à evolução comercial do país com o Ocidente, superando o período das dinastias, e mostrou a preocupação com o meio ambiente, através da representação de uma pipa e a ligação dos chineses com a natureza.
Depois da execução da música-tema dos Jogos, teve início o desfile das delegações. Como manda a tradição, a Grécia foi a primeira a entrar no Ninho de Pássaro, com o judoca Ilias Iliadis levando o pavilhão.
Às 10h30 (de Brasília), o velejador Robert Scheidt pisou no estádio com a bandeira brasileira. Com muitas máquinas fotográficas, a delegação vestiu paletó verde, calça azul e chapéu branco com uma faixa em verde e amarelo. A torcida aplaudiu bastante a equipe, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudava os atletas.
O público foi simpático com todas as delegações, aplaudiu efusivamente Hong Kong e Taiwan, territórios chineses, assim como rivais históricos como Japão e EUA. Mas coube ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, as vaias — mesmo que tímidas — quando este foi mostrado no telão.Foram 204 comitês olimpicos, já que Brunei foi excluído a poucas horas do início da cerimônia, com a dona da casa fechando o desfile. O jogador de basquete Yao Ming teve a missão de ser o porta-bandeira da maior equipe dos Jogos e que pode, enfim, ser a líder do quadro de medalhas, superando os EUA e a Rússia.
O ''Ninho de Pássaro, no encerramento da cerimônia
FONTE: vermelho.org.br

Nenhum comentário: