domingo, 12 de outubro de 2008

PROJETO: O LIXO QUE NÃO É LIXO

JUSTIFICATIVA

O homem ao longo de sua história tem provocado modificações no ambiente. A relação entre homem x natureza se dá de forma desigual, conforme suas condições social, política, econômica e de sua tecnologia.
O uso dos recursos naturais tem gerado resíduos sólidos que ao longo do tempo e com novas tecnologias, a natureza (o meio ambiente) não consegue mais absorver.
Com o cúmulo desses resíduos surge a necessidade de dar um destino aos mesmos. Nas grandes cidades tem sido destinado a depósito a céu aberto, ou através do processo conhecido como aterro sanitário.
O destino dado aos resíduos sólidos vem se constituindo um problema de difícil solução, pois seu lançamento no solo pode resultar na poluição do mesmo, do lençol freático e de rios, com graves conseqüências para o homem.
Além do problema da poluição, famílias inteiras sobrevivem de catar lixo nos lixões, sem a menor segurança, disputando com urubus e tratores o “lixo” reciclável.
Hoje, algumas comunidades se organizam, fazem uma “coleta seletiva” no bairro onde moram e bairros vizinhos, e vendem o produto reciclável. Isto é uma realidade do bairro Vila Velha, com cerca de 500 (quinhentas) famílias trabalhando nesta atividade.
Diante do exposto, propomos um trabalho de conscientização com a comunidade, no sentido de beneficiá-la e desenvolver uma ecopedagogia nas escolas e na vida cotidiana proposta pela Carta da Terra. A finalidade do projeto é dar qualidade de vida à comunidade, além de melhorar a renda familiar, gerar novos empregos e exercer a cidadania.

OBJETIVO GERAL

Coletar material reciclável para posterior venda, reciclagem ou reuso, a fim de melhorar a qualidade de vida da comunidade, gerando emprego e renda para a mesma.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conscientizar dos problemas ambientais causados pelo lixo;
Conscientizar para a destinação correta do lixo doméstico;
Despertar para a coleta seletiva, bem como o uso dos materiais recicláveis;
Formar pessoas como “agentes formadores” para ajudar os catadores do bairro;
Elaborar uma cartilha sobre lixo;
Promover a Educação Ambiental.
Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam a Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário (Carta da Terra)
Reduzir, reutilizar materiais usados nos sistemas de produção e consumo e garantir que os resíduos possam ser assimilados pelos sistemas ecológicos. (Carta da Terra)

METODOLOGIA
Leitura do vídeo – Ilha das flores – reflexão.
Organizar palestras sobre coleta seletiva; destinação do lixo; reciclagem e reutilização; e com catadores da comunidade.
Envolver as pessoas para trazer material reciclável para os pontos de coleta.
Organizar uma feira de produtos reciclados e reutilizáveis, onde participarão empresas públicas e privadas, catadores, ONG’s e órgãos governamentais bem como a poulação em geral.
Organizar uma visita ao aterro sanitário de Caucaia e a Estação de Separação do Jangurussu.
Apresentação de uma peça teatral sobre a problemática do lixo.

RECURSOS MATERIAIS

- Material Permanente (Equipamentos)
. máquina fotográfica digital
. máquina filmadora
. data show
. tela para reprodução de slides e transparências
. pistola para cola quente
. liquidificador industrial
. livros didáticos para estudo e pesquisa
. containeres
. retroprojetor

- Material de Consumo
. papel ofício
. pastas diversas
. lápis preto
. caneta
. régua
. pincel atômico
. fita gomada
. durex
. tonel para máquina copiadora
. tesoura
. cartucho para impressora
. transparência
. marcador para retroprojetor
. cartolina grande
. disquete
. cd
. papel madeira
. cola branca
. cola colorida
. cola de isopor
. tinta a base de água
. tinta plástica
. giz de cera
. pincel pequeno
. Caneta hidracor
. Luvas
. Fita de vídeo cassete virgem
. Silicone (cola quente)
. Linha nylon
. Linha encerada
. Papel crepom
. tecido
. EVA
. TNT

- Prestação de serviços de terceiros
. Assinatura de periódicos (revistas,jornais)
. Diária a colaborador eventual
. Serviço para confecção de traje especial
- camiseta
- bonés
- bandana
. Serviço de comunicação visual
- confecção de material para comunicação visual: banner e faixas
. Serviços gráficos
- confecção de impressos: folder, panfletos e cartazes
. Serviço de cópia e reprodução de material
. Transporte de pessoal
- serviço prestado por empresa ou terceiro para transporte das pessoas envolvidas para
participação em excursão e passeio educativo, mediante a utilização de ônibus, micro-ônibus e
afins.

CRONOGRAMA

– Divulgação do projeto na comunidade(sensibilização).
– Recolhimento do material reciclável(plástico, papel, vidro e metal).
– Trabalhar em oficinas o texto: “Invisibilidade Pública”
– Apresentação do vídeo "Ilha das flores"
– Lançamento do Projeto com feira e exposição de produtos reciclados.

AVALIAÇÃO

Bimestralmente haverá uma reunião de avaliação para acompanhamento e intervenções necessárias com a equipe coordenadora e demais membros voluntários do projeto.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

- A Carta da Terra: Valores e Princípios para um Futuro Sustentável. CDDH, Petropólis, RJ:
Scanppa, 2004.
- BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes,
1999.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros
curriculares nacionais: ensino médio: bases legais. Brasília: Ministério da Educação/secretaria
de Educação Média e Tecnológica, 1999.
- CASCINO, Fabio. Educação Ambiental: princípios, história, formação de professores. 2ª ed., São
Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2000.
- Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consumers International/MMA/IDEC,2002.
- LEIS, Héctor R. (org.). Ecologia e política mundial. Rio de Janeiro: Vozes, Fase. AIRI/PUC-RIO,
1991.
- Ministério da Educação/MMA. Formando COM – VIDA. Comissão de meio Ambiente e Qualidade de Vida
na Escola. Construindo Agenda 21 na Escola. Brasília, 2004.
- OLIVEIRA, E. M. de. Educação Ambiental: uma possível abordagem. Brasília: Instituto Brasileiro
do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 1996. (Coleção Meio Ambiente. Série
Estudos: Educação Ambiental, nº 1).
- PACHECO, E. B.; FARIA, R. de M. Educação ambiental em foco: subsídios aos professores de 1º
Grau. Minas Gerais: Editora Lê, 1992.
- REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
- www.lixo.com.br
- www.compam.com.br/oquelixo.htm
- A Carta da Terra na Perspectiva da Educação. 1º Encontro Internacional, São Paulo, 23 a
26/ago/1999


Obs.: O material reciclável deve ser entregue nas seguintes condições:
Latas, vidros e PET lavados e enxutos.
O papel não deve ser amassado.
22.04.2000 – Dia da Terra

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