sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PARTICIPAR DAS TOMADAS DE DECISÕES

EDUCADOR SEMPRE ESTUDANDO
Lendo o texto "A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO OJECTIVO SOCIAL PRIORITÁRIO" que se encontra na primeira parte do livro "A necessária renovação do ensino de ciências" de Cachapuz, A e et alii da editora cortez, publicado em 2005, percebi claramente "o caráter de objeivo social prioritário da educação científica na sociedade atual, tanto para a formação de futuros cientistas, como para a formação de futuros cidadãos susceptíveis de participar na tomada fundamentada de decisões em torno de problemas sócio-científicos e sócio-tecnológicos cada vez mais complexos" veio-me à mente algumas reflexões referentes ao o que realmente nos leva a tomar decisões.
E comecei a viajar...
. Que conhecimento levou aos Senadores a tomarem a decisão por ocasião da publicação dos atos secretos que, segundo o que foi publicado pela mídia, são condenados pela sociedade? Tinham ou não conhecimento da ilegalidade e imoralidade dos atos os quais estavam a cometer?
. E a comissão de ética do Senado da República brasileira tinha ou não conhecimento de que as denúncias deveriam ser apuradas?
. E o Supremo Tribunal Federal quando não rejeitou de pronto a ADIM, de frágil e falaciosa argumentação, contra o Piso Nacional dos Professores impetrada pelo governador Cid Gomes e seus aliados foi com base em conhecimento cientificamente consubstanciado?
. Quando um político, eleito que foi pelo povo para determinado cargo eletivo, licencia-se para assumir um outro comissionado, por indicação, com salario inferior a aquele assim decidiu sem saber a discepância salarial?
. Quando, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso optou pela privatização da Vale do Rio Doce, empresas de telefonia, de energia, água e esgoto e outras tantas o fez pensando no melhor para o Brasil e para o povo brasileiro?
E a viagem continua...
. Como estamos educando nossas crianças e adolescentes a no futuro tomarem decisões que seja de benefíco coletivo?
. Afinal de contas como é que estamos trabalhando e praticando a questão dos valores éticos levando em conta os spectos legais e acima de tudo morais?

Estamos diante de um grande tema indagador da praxis educacional da temática educação científica na sociedade atual. Este debate tem apaixonado vários autores como também têm sido tema de vários trabalhos científicos de nvestigação, publicações, congressos e encontros.
Para muitos é uma exigência urgente como fator preponderante no desenvolvimento das pessoas e dos povos viablizando o desenvolvimento futuro.

domingo, 23 de agosto de 2009

A POLÍTICA INTERNACIONAL DE OBAMA

EDUCADOR SEMPRE ALERTANDO
Recebi este e-mail referente à política internacional de Obama. Recomendo a leitura.

Vejam o artigo no sítio:
La presidencia imperial de Obama

Muito interessante, apesar de ser em espanhol, sua mensagem é clara:

A política exterior do governo de Obama vem sendo essencialmente a mesma seguida na segunda administração de George W. Bush ...

Não há indicação de que Obama mude estas políticas...

Em algumas situações (Obama) adota uma posição mais agressiva, como no caso do Afeganistão e Paquistão...

Outro exemplo é a continuidade das políticas imperiais e a polêmica presença militar estadunidense na Colômbia...

O governo de Obama implanta uma política que tenta conter, reverter os avanços da esquerda na América Latina... Vejam o exemplo de Honduras!

"Obama finalmente fez a opção de governar como presidente do império", para desilusão de muita gente que acreditou em alguma mudança importante na política imperialista dos EUA.

Já em tempo de evocarmos o velho grito de guerra: "Fora!!!". Então: "Fora Obama!!!!".

Evoquemos com fervor as forças socilistas do mundo inteiro: unidos contra o velho império!!!

sábado, 22 de agosto de 2009

CAMPANHA PARA PRESIDENTE DE 2010 A TODO VAPOR II

EDUCADOR SEMPRE ALERTANDO

...As mesmas jangadas... As mesmas armadilhas... As mesmas pescarias... Os mesmos peixes...

domingo, 16 de agosto de 2009

Conclusão depois de dois meses de greve

EDUCADOR SEMPRE EM COMUNICAÇÃO

Dentre as várias mensagens recebidas uma que me foi enviada pelo orkut chamou minha atenção:


. . . vc nao me disse a que conclusao chegou depois de dois meses de greve e essa atual administração. . .
Um grande abraço.


É realmente preocupante a situação exdrúxula a que se deparou o movimento dos professores de Fortaleza que após dois meses de movimento paredista voltaram às aulas com uma mão na frente e outra atrás.

Mais um movimento de professores que teve início de modo precipitado, num verdadeiro ôba-ôba, liderado por pessoas que estão a serviço de facções políticas (Onde o grande des-serviço é priorizar a sobrevivência da facção política em detrimento da categoria dos educadores preocupados que estão em não surpreender seus repreesntantes parlamentares com as calças nas mãos terminam por fazer acordos na calada da noite beneficiando-se ou não de indicações para funções públicas em conselhos, administração, etc. Salienta-se que este feito não é privilégio os movimentos municipais de Fortaleza mas também em vários municípios do resto do estado como própria rede estadual.) e do mesmo modo que não sabem iniciar um movimento não possuem um mínimo de noção de como acabá-lo.

Todo o movimento transcorreu numa mesmice totalmente previsível pelos gestores do município e como não poderia deixar de ser, diante de tamanha incompetência, sai bastante fragilizado. Pelo menos ese é o sentimneto que paia entre os professores que efetivamente estão em sala-de-aula com os quais tenho contato direto ou de modo indireto repassado por aqueles que me encontro na hora do intervalo, da entrada ou de saída da escola.

Os líderes dos sindicatos necessitam amadurecer no sentido de conquistar os pares da categoria que possuam pensamento diversos(inclusive) aos do grupo gestor do sindicato de modo a dar mais representatividade ao movimento, gerar miores e melhores debates e diante dos contra-pontos emergir idéias novas e criativas e aqui precisa mais uma vez do comprometimento dos líderes dos sindicatos em estarem abertos no sentido de acolher e encaminhar estas novas idéias surpreedendo as administrações do Estado e municípios.

Outro detalhe que preocupa são as eleições destes sindicatos que acontecem de modo pouco transparentee com todos os vícios consequentes.

Mas, com tudo isso, o remédio é participar de modo cada vez mais efetivo e nquisitivo.

CAMPANHA PARA PRESIDENTE DE 2010 TODO VAPOR

EDUCADOR SEMPRE ALERTANDO

.
.
.
As mesmas jangadas . . .
As mesmas armadilhas . . .
As mesmas pescarias . . .
Os mesmos peixes . . .
.
.
.

SOBRE EDUCAÇÃO, NÃO SE DEIXE ENGANAR

EDUCADOR SEMPRE EM CAMPANHA
Recebi estas imagens por e-mail referentes a educação no Estado de São Paulo onde tive a oportunidade de conhecer o aeroporto de congonhas e seu entorno nestas férias de julho. Pretendia ir até a rua 25 de março gastar uma pequena fração do "fabuloso* aumento" que me foi dado pelo governo de Cid Gomes, Clone do Governo Ciro e este Clone do Governo Tasso (O leitor sabe que o clone é uma cópia piorada e a cada cópia da cópia pior será a exemplo do que acontece com os CD's e DVD's piratas) no entanto o mau tempo desencrajou-me optando pelo tour nos bares e restaurantes fora do aeroporto nas vizinhanças do hotel ibis.

Este é o mesmo modelo que estão implantando no Ceará. Modelo da doutrina falida do neoliberalismo.

Dê uma cutucada(Cearencês: tradução click) na figura e veja a próxima. Caso deseje receber o slide no original para repassar para seus amigos por e-maill manifeste seu desejo fazendo um comentário na postagem e será de pronto atendido.

* Aqui fabuloso tem a idéia derivada de fábula, as hitorinhas que se conta, em geral parcialmente, para colocar as crianças, a partir de uma certa idade, para dormir.